25 de setembro de 2009

A velha e boa MPB (por Ítalo Mendes)


É indiscutível o fato de que, cada vez mais, a Música Popular Brasileira está sendo esquecida, ou até extinta do cenário musical nacional. O estilo que surgiu na segunda década de 1950, com o declínio da Bossa Nova, mas que só tomou força a partir de 1996, já não faz tanto sucesso como fazia antigamente. Raros são os momentos em que vemos alguém escutando um Chico Buarque, Milton Nascimento ou uma Elis Regina, por exemplo. Hoje, o mercado da música está se voltando para o consumismo, deixando de lado a antiga preocupação com a qualidade das composições e de seus intérpretes.
Mas agora, todas aquelas pessoas que, como eu, apreciamos este gênero musical tão rico e incomparável, têm o seu momento de deleite. Explico: é que a nova novela de Manoel Carlos, Viver a Vida, em sua trilha de abertura, traz de volta a velha e boa MPB, com a música Sei Lá, de Vinícius de Morais e Toquinho, na voz de Miúcha, Chico Buarque e Tom Jobim. Tudo de bom!




E, por ora, assim, como fiz na minha postagem sobre o Rock'n'Roll, vou citar aqui os nomes de algumas revelações da Música Pupolar Brasileira: dentre outras, estão Maria Rita (Num Corpo Só, Maria do Socorro, Novo Amor), Roberta Sá (Eu Sambo Mesmo, A Flor e o Espinho, Alegria/O Sol Nascerá), Luiza Possi (Me Faz Bem, Saudade de Você, Eu sou Assim) e Jorge Vercilo (Homem Aranha, Monalisa, Um Segredo e um Amor). No quesito 'Show', destaco o famoso "Um Barzinho, Um Violão", que reúne cantores e canções bastante conhecidas da nossa MPB.




Bom, para terminar, eu deixo aqui o link de um vídeo em que Toquinho, Miúcha, Tom Jobim e Vinícius de Morais, em uma apresentação na Itália, cantam as inesquecíveis Garota de Ipanema e Sei Lá... Apreciem sem moderação:



2 comentários:

  1. Concordo com essa postagem... a MPB está sumindo do mapa!!! A MPB não pode acabar!!!...
    Vocês estão de parabéns, postando coisas realmente interessantes... Nota 1.000!!!

    ResponderExcluir
  2. O Blog Geral agradece sua participação:

    Vlw! E se quiser dar alguma sugestão, será sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?