24 de setembro de 2009

SÉRIE ESPECIAL: "VOAR É PRECISO"; Asa-delta (por Victor Lambertucci)


O BLOG GERAL APRESENTA UMA SÉRIE DE POSTAGENS 
QUE DESVENDAM OS SEGREDOS DO VOO.


A Asa-delta



Se um dia você já sonhou em voar, saiba que o vôo livre de asa-delta é uma ótima experiência. Imagine ter a oportunidade de sentir como é estar a milhares de metros de altura voando como um pássaro. Apesar de muito vento e baixa temperatura, a recompensa é a visão maravilhosa e a sensação de adrenalina e relaxamento que lhes são proporcionadas.

    O vôo de asa-delta é um esporte radical cuja prática tem crescido muito nos últimos anos. Para alguns, é apenas uma prática perigosa e, para outros, pura emoção. Mas muitos não sabem como realmente funciona.

    Quem pensa que a asa-delta foi inventada a pouco tempo, está enganado, pois ela foi criada desde os anos 50, quando o cientista da NASA Francis Rogallo, baseando-se nas mesmas propriedades de um avião comum, construiu o primeiro protótipo. No entanto, a asa-delta não é como um ultraleve e é justamente por isso que não possui motor.

    A asa-delta é realmente um planador aerodinâmico. O formato de triângulo é sustentado pelos tubos rígidos de alumínio e cabos e é projetado para permitir que o ar flua sobre a superfície fazendo a asa subir. A sustentação do aparelho no ar se deve à diferença de pressão atmosférica. Quando levanta vôo, o fluxo de ar se altera, passando mais rapidamente sobre a superfície superior da asa-delta. O resultado é uma zona de baixa pressão acima da asa. Esse fenômeno empurra o aparelho para cima.

    Para saltar, o piloto deve correr um declive para conseguir que o ar se mova para as asas a aproximadamente 25 Km/h. Este movimento do ar sobre a superfície da asa, gera o levantamento, a força que vai contra a gravidade e a mantém nas alturas. Já em vôo, a gravidade, ou seja, o peso da asa-delta e do piloto, puxa o aparelho para a terra e impulsiona a asa-delta para frente.



Vale à pena experimentar, com certeza é pura adrenalina!  

Referência Bibliográfica: Jornal Estado de Minas/Gurilândia.

VEJA O VÍDEO RELACIONADO: "Voo Duplo de Asa-Delta no Rio"



NÃO PERCA: "O HELICÓPTERO", A PRÓXIMA POSTAGEM DA SÉRIE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?