22 de setembro de 2009

Esse tal de Rock'n'Roll... (por Ítalo Mendes)

Nos dias de hoje, a sociedade vive rodeada pelos diversos ritmos musicais. Idosos, adultos, jovens, seja pela profissão ou, simplesmente, pela diversão, todos nós gostamos de apreciar uma boa música. Desde a valsa ao heavy metal, passando pelo tango, pelo jazz, pelo choro, pelo samba, pelo pop. Mas é mesmo o Rock'n'Roll que ainda leva milhares de pessoas aos shows e, hoje, está presente não só "nas veias" ou na cabeça de muitos e principalmente jovens, está presente também em seus celulares, i-pods, computadores e, até mesmo, em suas roupas e modo de vestir.


                     A influência do Rock na vida de várias pessoas

E estão equivocadas aquelas pessoas que pensam que o Rock é uma tendência moderna, típica do século XXI. Saibam que a cultura roqueira surgiu há muitas anos atrás nos Estados Unidos, em meados da década de 50 e , a partir daí, tornou-se popularmente conhecida em todo o mundo pelo som de suas guitarras elétricas e baterias.


Hoje, a guitarra elétrica é um intrumento
indispensável nos shows de Rock and Roll 


Vários shows fizeram e ainda fazem a história do Rock. O Festival de Woodstock, por exemplo, que aconteceu em agosto de 1969, transformou este estilo na música símbolo do grande movimento jovem que tentava revolucionar os costumes estadunidenses daquela época. No Brasil, o Rock in Rio, realizado em janeiro de 1985, foi um dos maiores eventos de rock internacional do país e contou com a presença de grupos como Queen, Iron Maiden e Scorpions, além de artistas nacionais.



  Mais de 500.000 pessoas compareceram no 
Festival de Woodstock em agosto de 1969


A banda Iron Maiden marcou presença 
no Rock in Rio em janeiro de 85

Dentre os cantores, bandas e guitarristas de grande virtuosismo, destaco aqui: Elvis Presley, The Beatles e Jimi Hendrix. No campo nacional, temos a criadora do rock brasileiro Rita Lee e sua antiga banda Os Mutantes, sem falar no cantor Lobão e nas bandas Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Blitz. Músicas como Sweet Child O'Mine, da Guns N' Roses; Another Brick in the Wall, da Pink Floyd; Livin' On a Prayer, do Bon Jovi; O Último Romântico, de Lulu Santos; Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas; Esse tal de Roque Enrow, da Rita Lee, entre outras, também são de grande notoriedade.


                                  Um dos mais importantes guitarristas 
                                     da história do rock: Jimi Hendrix



                         Rita Lee, a criadora do rock brasileiro

E depois dessa pequena viagem pelo mundo estrepitante que é o Rock, eu termino aqui com uma frase dita por Amy Radcliffe: 
"O Rock não é apenas um estilo barulhento, é uma relíquia musical..."


                                        


CURIOSIDADES:

  • O dia mundial do Rock é comemorado dia 13 de Julho.
  • A expressão Rock'n'Roll foi criada pelo disc-jóquei americano Alan Freed, em 1953. Ele se inspirou na letra de um antigo blues que dizia: My baby she rocks me with steady roll (Minha querida me embala com um ritmo constante).
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?