26 de setembro de 2009

PAZ VERDE (por Ítalo Mendes)

                PAZ VERDE              


Aquecimento Global, desmatamento, desertificação, desequilíbrio ecológico, buraco na camada de ozônio. O mundo pede socorro e os únicos que podem salvar o Planeta Terra somos nós.



Hoje, a sociedade vive um alerta global. As alterações climáticas estão tirando o sono de vários pesquisadores e cientistas ao redor do mundo. Eles estão em busca de uma solução para este fenômeno que, se não for 'bem tratado', pode acabar com todas as formas de vida existentes neste planeta. 

O único e grande problema é que muitas pessoas ainda insistem em não enxergar tudo isso que está acontecendo e continuam 'agredindo' a Terra, confirmando a frase do grande escritor e poeta francês Victor Hugo quando ele disse que: "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". 

Mas foi pensando nisso que, em 1971, criou-se aquele que se tornaria o grupo ambientalista mais conhecido no mundo: o Greenpeace.  Esta organização global, assim como diz em seu site (http://www.greenpeace.org/brasil/), é uma organização independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiando os tomadores de decisão a reverem suas posições e mudarem seus conceitos. Também defendem soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações. 

Dentre os sucessos já conseguidos pelo Greenpeace, estão a suspensão de testes atômicos que seriam realizados na costa do Alasca e o impedimento da matança de bebês-focas e baleias e, para chamar a atenção, os ativistas desta ONG, também conhecidos como "Os Defensores do Arco-Íris", utilizam de táticas nem um pouco convencionais como num dia em que eles escalaram chaminés industriais a fim de protestarem contra a poluição atmosférica. Se você quer fazer parte dessa luta, é só entrar no site do Greenpeace e clicar no link "Junte-se a nós".


Ativistas do Greenpeace em uma de suas
ações no Cristo Redentor, RJ

Termino aqui, apresentando uma parte da declaração sobre o meio ambiente humano feita, em 1972, pela ONU:

'O homem é portador solene da obrigação de proteger e
melhorar o meioambiente para gerações presentes e futuras'





2 comentários:

  1. Uauu ! Fantástica essa matéria, precisamos de concientizar o povo á preservar o que temos de mais precioso: planeta terra !

    A iniciativa de você foi estupendidamente espetacular !
    abraçoo! Jinna Luisá

    ResponderExcluir
  2. O Blog Geral agradece sua participação:

    Com certeza,Jinna, essa é a ideia. Nós precisamos repensar nossas atitudes, afinal nós somos um dos maiores interessados.

    Abraço pra vc tb!

    CONVIDE SEUS AMIGOS PARA O BLOG GERAL!

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?