19 de setembro de 2009

Bastidores da Notícia (por Victor Lambertucci)



A disseminação de informações, através dos mais variados veículos de comunicação existentes, mantém o mundo atualizado. Porém, se você é um leitor e/ou telespectador atento, já deve ter percebido que por trás da maioria das notícias há um certo interesse por parte do jornalista ou da empresa em que ele trabalha.


A grade de Reportagens de um jornal, revista ou programa de televisão possui uma rigorosa seleção. A audiência e o IBOPE são os principais itens relevados durante a escolha das notícias e outras reportagens. É perfeitamente possível perceber que as tragédias e notícias ruins são predominantes, isso se explica pelo fato de que as pessoas se comovem e se emocionam mais com esse tipo de notícia.




Assunto bastantante comum nos noticiários



O caso do namorado que matou a namorada Elóa ocupou a
programação dos canais de TV por horas e dias seguidos em 2008


Em 2008, as olimpíadas deixaram com que transparecessem, novamente, para quem quisesse ver, a tal delimitação já citada acima. Como todos devem saber, a expectativa depositada nos esportistas brasileiros não foi alcançada, já que as maiores esperanças de medalhas para o Brasil, pelo menos a maioria delas, não conquistou pódio. No entanto, o que parecia ruim virou um prato cheio para os repórteres, que se aproveitaram do mau desempenho do Brasil nas competições para fazer um grande número de reportagens sobre o assunto. Reportagens estas que colocaram a derrota do Brasil no quilate de uma tragédia. O que era apenas uma falta de sorte tornou-se algo que pode ser equiparado ao desastre do 11 de Setembro, de 2001. E essa hipérbole se faz diante da utilização de imagens fortes e do uso de termos que exageram na forma de dizer.



Jade Barbosa chora após cair em apresentação (Olimpíadas 2008)



Mão de Ana Cláudia Silva sofreu com as
bolhas e o sangue e teve que se cuidar
(Olimpíadas 2008)


Voltando ao assunto da manipulação, quando falamos em entrevistas, por exemplo, o entrevistado e o entrevistador conversam bastante antes do momento da gravação. Este diálogo é extremamente necessário para um bom resultado, no entanto, muitas vezes isso acaba acarretando uma distorção dos fatos reais.





O importante é que o expectador saiba selecionar as reportagens e textos que satisfazem seus próprios interesses e não só o dos jornalistas e da imprensa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?