27 de setembro de 2009

Chapeuzinho nas manchetes; As diferentes formas de se dar uma notícia (por Victor Lambertucci e Lorena Azevedo)



CHAPEUZINHO NAS MANCHETES



Como seria a história da Chapeuzinho Vermelho nas manchetes das principais revistas e jornais:

Diferentes interpretações de uma mesma notícia podem ser encontradas em diferentes tipos de veículos de comunicação.

O 'Jornal Nacional" utiliza-se de uma linguagem que vai direto ao ponto central da notícia, sem nenhum tipo de "suspense". É ligar a TV e saber da morte de 1.500 pessoas, se for preciso. Uma das qualidades desse programa é que ele noticia o acontecimento sem opinar sobre ele, e os telespectadores formam suas opiniões. Mas, se você prefere um programa que mais opina do que dá informações, assista ao "Cidade Alerta". Datena, esse sim sabe achar problema onde não tem. "O preço do trigo aumentou", esta notícia, para o apresentador, poderia ser chamada de: "A Terceira Guerra Mundial".

Porém, se for da sua preferencia uma notícia "Caprichada", a revista "Capricho" tráz para você, ao invés de ter ódio do lobo assassino, veja o quanto ele é bonitão.

Não se deixe influenciar pelas notícias da revista "Caras", ou você pode acabar querendo ser assaltado só para mudar de vida.

VEJA alguns exemplos:

"CLAUDIA": 
"Como chegar na casa da vovózinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho".

"FAUSTÃO":
"Oh loco meu! Esse é um dos lobos mais queridos do Brasil".


"VEJA":
"...fulano de tal, 23, o lenhador que tirou Chapeuzinho da barriga do lobo tem sido considerado um herói na região.'O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim', admite".

"JORNAL DA RECORD":
"O IBOPE do Jornal da Record superou o da Globo por 2 minutos nesta terça-feira... A record está crescendo a cada dia que passa... a notícia do lobo que quase comeu uma menininha de capuz vermelho fica para amanhã, não deu tempo".

"JORNAL NACIONAL":
(Willian Boner) "Boa Noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem."
(Fátima Bernardes) "Mas, graças a atuação de um caçador, não houve uma tragédia."

"CIDADE ALERTA":
(Datena) "...onde é que estão as autoridades, cadê as autoridades?Cadê as autoridades? A menina ia para a casa da vovózinha. Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva. Um lobo, um lobo safado. Põe na tela, primo! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não!"

"JORNAL DO BRASIL":
"Floresta: garota é atacada por lobo". Na matéria a gente não fica sabendo onde, nem quando, nem mais detalhes.

"O GLOBO":
"Retirada viva da barriga de um lobo". Na matéria terá até mapa da região. O salvamento é mais importante que o ataque.

"FOLHA DE SÃO PAULO":
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador". Na matéria teremos um box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador."

NOTÍCIAS POPULARES
Sangue e tragédia na casa da vovó.

"CAPRICHO"
"Esse lobo é um gato!"

"CARAS":
(Ensaio fotográfico idem) "Na banheira de hidromassagem, na cabana da vovozinha, em Campos do Jordão, Chapeuzinho reflete sobre os acontecimentos: 'Até ser devorada, não dava valor para muitas coisas na vida. Hoje sou outra pessoa'. Admite.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?