5 de novembro de 2010

ENEM: Tranquilidade e pensamento positivo!

"Pensem nesse fim de semana como uma
etapa importante na vida de vocês,
 não a etapa final!"
VANESSA GONZAGA
Professora de Biologia



   Essa foi a última frase que disse minha professora, em um momento de muita emoção, na última aula antes do exame. A essência do que a Vanessa quis passar é um tema que preocupa bastante nós estudantes. A gente estuda durante mais de dez anos, para a chegada do vestibular que, ainda hoje, no Brasil, é a única opção para o ingresso no ensino superior. Não entrando no mérito da eterna discussão sobre a composição do currículo escolar ou do polêmico processo seletivo adotado pelas universidades, principalmente, as públicas, é importante lembrar que, nessa reta final, são essenciais a tranquilidade e o pensamento positivo. É como disse a Vanessa, essa é uma etapa importante, temos que realizá-la com garra e com vontade de vencer, mas, caso não aconteça como desejávamos, precisamos ter em mente que outras oportunidades virão.

www.montecastelo.sc.gov.br

   Não é tão simples deixar de lado o nervosismo e a apreenção. Tem a cobrança dos pais, a vontade própria de obter sucesso, o receio acerca do que o futuro nos aguarda. Mas é como num jogo de futebol. Às vezes, o time com os melhores jogadores, perde para o que se tinha como meia-boca. O temido vestibular é realmente cercado de muitas variáveis, as principais são: a dedicação nos estudos; a sorte e a calma durante a prova. Se ao menos nos esforçamos para manter a tranquilidade, um passo a frente já estará dado.


   Nessas últimas horas, concentre-se apenas em coisas que te façam bem. Estudar, nessa altura, está fora de cogitação, isso só vai te deixar mais inseguro. Confie em você! Não é hora de pensar no que se fez ou deixou de fazer, é hora de ter foco! Organize seu tempo, leve uma barrinha de cereais ou um chocolate para comer durante a prova e hidrate-se bem. Escute uma música, troque uma ideia com seus familiares e durma cedo. E por falar em dormir cedo, já são quase dez horas e eu tenho que ir pra cama.

DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, DESEJO SORTE A
TODOS NÓS AMANHÃ! BOA NOITE E BOM ENEM!!!

COLUNA DO LAMBERTUCCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?