9 de novembro de 2010

ENEM: Divulgação do gabarito prorrogada e prova previamente suspensa.

 AGORA A POUCO: JUSTIÇA FEDERAL DO CEARÁ PROIBE 
   DIVULGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL DO ENEM 2010    


   A Globo News divulgou, agora a pouco, a decisão da juíza Karla Miranda de Almeida Maia de ratificar a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010. O pronunciamento de V. Ex.ª ocorreu ontem e se baseou na constatação de que as falhas ocorridas no processo seletivo prejudicaram os canditados em âmbito geral.

   A proibição da divulgação das respostas oficiais da prova é um desdobramento da suspensão geral do exame. Como salientado pelo canal de notícias, uma nota disseminada pela acessoria da juíza afirmava: "a liminar já havia deixado evidente que o Exame Nacional do Ensino Médio encontra-se suspenso, incluindo, obviamente, a divulgação de gabaritos e recebimento de recursos".

   Cabe, ainda, à Advocacia Geral da União, que considera válida apenas a repetição das provas de estudantes que foram diretamente prejudicados, recorrer da decisão.  


VEJA a coletiva de imprensa relizada, agora a pouco, com o advogdo-geral da União Luís Inácio Adams:


OPINIÃO:

    A reaplicação de apenas parte do exame ou apenas para os candidatos "diretamente" prejudicados é extremamente injusta. Como afirmam meus professores, é impossível a montagem de uma prova idêntica, com o mesmo peso. Assim, alguém vai ser prejudicado. Ou aqueles que oportunizarão a chance de fazer uma prova mais difícil que a original, ou aqueles que terão feito um exame com nível de dificuldade maior que o segundo.

   Eu não fui um dos prejudicados "diretamente", isto é, meu caderno não faltava ou repetia questões, entretando, meu psicológico ficou, certamente, comprometido, e gostaria muito de ter a chance de tentar novamente, afinal é um direito meu e tenho certeza de que não rendi tudo o que poderia. Concordo que aqueles que se deram bem não quererão repetir a prova, mas é preciso atentar-se para os que foram prejudicados, senão estariam eles sendo egoístas.

   Quaisquer decisões não serão suficientes para suprimir as falhas ou agradar a todos, todavia uma nova prova é o melhor caminho, caminho esse que oportunizará chances iguais a todos os candidatos.



 VICTOR LAMBERTUCCI
Editor e colunista do Blog Geral
......................................

Um comentário:

  1. É. Eu até concordo com o meu amigo Victor quando ele diz que repetir a prova apenas para aqueles alunos prejudicados é injustiça. Mas também não deixa de ser injustiça reaplicar a prova para todos, afinal, devemos atentar pra os que foram prejudicados, mas e aqueles que não tiveram problemas, que não deixaram se abalar psicologicamente e que foram até razoavelmente bem no Exame Nacional? Devemos atentar para estes também. Eu sou totalmente contra a aplicação de uma nova prova, mas eu apenas espero que a justiça seja feita tanto para a minoria, quanto para a maioria. Ponto!

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?