3 de novembro de 2010

Coluna do Ítalo: Big Band relembra Duke Ellington

PALÁCIO DAS ARTES HOMENAGEIA GÊNIO DO JAZZ


    A famosa Big Band do Palácio das Artes, que já apresentou músicas de compositores eruditos, como Ravel, e até brasileiros, como Tom Jobim, fará um show relembrando o gênio do Jazz Edward Kennedy Ellington - ou Duke Ellington, como é mais conhecido. Para os interessados, a apresentação acontecerá no dia 10 de Novembro (Quarta-Feira) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, às 20h30. Os ingressos então a R$10 inteira e R$5 meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos. A homenagem contará ainda com a presença dos músicos convidados Thiago Nunes e Beto Sorolli, mas, de acordo com a banda, o destaque da apresentação ficará por conta da Happy Feet Jazz Band e seu vocalista Chon Tai Yeung. O show, em comemoração aos 111 anos de Duke, terá a regência do maestro Nestor Lombida num repertório exclusivo do jazzista norte americano.

SOBRE A JAZZ BAND DO PALÁCIO DAS ARTES



    A Big Band Palácio das Artes (*) foi formada em 2006, por iniciativa de professores do CEFAR, da coordenação do departamento de Música da escola juntamente com o maestro e arranjador Nestor Lombida. O grupo é composto por 30 integrantes, executando instrumentos típicos de cada estilo explorado: saxofones, trompetes, trombones, bateria, contrabaixo elétrico e acústico, guitarras, percussão e até mesmo flautas clarinetas e trompas. A Big Band tem se apresentado intensamente desde o segundo semestre de 2007.

    No repertório, o grupo apresenta obras diversificadas que vão de Count Basie, George Gershwin e Duke Ellington, passando pelos compositores eruditos Debussy e Ravel até os brasileiros Tom Jobim e Radamés Gnattali, com arranjos e adaptações assinados pelo maestro Nestor Lombida.


SOBRE DUKE ELLINGTON

    Bom... Para conhecer o talento e a genialidade de Duke, basta ouvir uma de suas várias e belas composições. Satin Doll é uma delas (e uma das minhas preferidas). Veja o vídeo:



Para saber mais entre no site do Palácio das Artes ou CLIQUE AQUI!


Um comentário:

  1. Sabe que eu sempre entrei no site do Palácio, vi a programação da Big Band, mas nunca procurei mais informações. Gostei muito do post, sabia que eles tocavam Jazz, mas só. É um bom programa e o precinho tá bem convidativo, né!? Quero saber se o BG vai marcar presença nesse evento!?

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?