8 de novembro de 2010

ENEM: Já se fala em ANULAÇÃO do exame!

REPORTAGEM DO FANTÁSTICO RESUME AS
FALHAS DECORRENTES NO ENEM 2010; O
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EXAMES DE ORDEM
DA OAB DEFENDE A ANULAÇÃO DA PROVA!

   O número inaceitável de falhas que ocorrereu na impressão e na logística do Exame Nacional do Ensino Médio, em 2010, deixa candidatos com alto nível de tensão durante e após a prova. Já se fala até em anulação do exame. Estudantes reclamam da falta e repetição de questões, além de inversões de nomenclatura. Quem fez a prova alega que esses incidentes tendem a elevar o nível de nervosismo que, nessa situação, já é naturalmente alto. Aí, entramos naquela velha discussão em que o Governo se propõe à ações imediatistas, sem antes se preparar para aplicá-las de forma coesa.

    O advogado Álvaro Fernandes, que participou agora a pouco da coluna "Assunto em Debate", na Globo News, corrobora com a possibilidade de anulação do exame, visto que será praticamente impossível atender cada caso de prejuízo aos candidatos, individualmente. Os internautas que acompanhavam o debate mostraram-se, também, a favor dessa atitude. A pergunta que fechou a coluna refletia a ineficiência do ENEM, questionando quais seriam as falhas do próximo ano, tendo em vista que já ocorreram desde erros na impressão ao roubo da prova.

   Como candidato do exame, posso dizer que esse turbilhão de acontecimentos me deixou bastante tenso na prova. Quando me foi dada a informação da troca de nomenclatura no cartão de resposta, tive que chamar o fiscal para me explicar individualmente, o que só foi possível pelo número reduzido de estudantes na minha sala. Fico imaginando aqueles que se encontravam em salas imensas, como no caso das Universidades que aplicaram o exame. A prova é extremamente cansativa, eu e meus amigos contumamos dizer que é de pura resistência.

    Afinal, querem testar nossos conhecimentos e capacidade de raciocínio, ou a nossa resistência, quando estamos expostos a alto grau de pressão psicológica? São 4,5 horas para: resolver 90 questões, cada uma com enunciados gigantescos e que, como afirmaram variados professores, são muitas vezes dispensáveis à resolução; preencher um gabarito com 90 lacunas, que devem ser totalmente hachuradas; conferir e preencher dados de inscrição. Não se esqueça de acrescentar a isso todo o nervosismo e insegurança propiciados por essa situação. Tudo isso em uma média de 3 minutos por questão.

VEJA a reportagem:



VOLTO A QUESTIONAR:

   O QUE QUEREM É PESSOAS CAPAZES DE INTERPRETAR E RACIONAR, OU PESSOAS CAPAZES DE VENCER UMA PROVA DE RESISTÊNCIA? AÍ, NOS VEM A CABEÇA A FRASE DO CARTAZ DA IMAGEM ACIMA: "O ENEM NÃO ERA PARA FACILITAR?".



VICTOR LAMBERTUCCI
Editor e colunista do Blog Geral
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?