8 de outubro de 2009

Série Voar é preciso: O Helicóptero (por Ítalo Mendes)


O Helicóptero



Projetado, inicialmente, por Leonardo da Vinci, os helicópteros são, hoje, fundamentais no transporte, combate a incêndios, plantações e operações militares, E, a cada dia, aumenta a importância do voo dessas máquinas, já que, em alguns casos, os helicópteros são os únicos transportes que podem atender o chamado, por serem o único meio de transporte aéreo capaz de ficar parado no ar, o que ocorre graças ao movimento de suas hélices.

Diante de tantas utilidades, você deve estar curioso para saber como os helicópteros funcionam!

Como não possuem asas, os helicópteros são dotados de lâminas de rotor, ou hélices, que passam a atuar como tais. Para atingir grandes altitudes, era necessário aumentar a rotação das hélices, o que fazia com que o helicóptero girasse no sentido contrário. Por isso, para dar mais estabilidade ao aparelho, foi criada uma hélice lateral, que produz uma força capaz de compensar o giro do corpo do helicóptero.

Estas asas rotativas, quando giradas pelo motor, geram sustentação e propulsão, indispensáveis em um voo. Esta sustentação é causada pela constante mudança de pressão - de alta para baixa pressão - (Princípio de Bernoulli), que, por sua vez, é causada por uma força de reação contrária (Terceira Lei de Newton) .

Na maioria das vezes, o helicóptero voa inclinado para a frente. Isso acontece, pois, num voo horizontal, a hélice é ajustada para que o ângulo de cada lâmina aumente a medida que elas se movem para a parte de trás de sua varredura.

Referência Bibliográfica: Jornal Estado de Minas/Gurilândia
Adaptação de Texto: Victor Lambertucci

VEJA O VÍDEO RELACIONADO: "Apache, arma mortal"


Não perca a próxima postagem da série:
"O VOO DOS INSETOS"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?