11 de outubro de 2009


ABELHAS E OUTROS INSETOS



O que mais intriga os estudiosos e cientistas é a forma como a maioria dos insetos conseguem voar. Segundo eles, não há explicação para o voo desses animais.

Durante anos, pouco se sabia sobre o mecanismo presente nas asas destes seres. Você já deve ter ouvido falar que, de acordo com as leis da aerodinâmica, uma abela não poderia voar. Mas, na verdade, o que acontece é que os principios de voo dos insetos sãobem diferentes dos fundamentos da voo para aviões, por exemplo. "Diferente das aeronaves da asas fixas, que têm uma dinâmica de fluxo estacionária e quase sem viscosidade, os insetos voam em uma mar de vórtices, rodeados por minúsculos turbilhões e redemoinhos que são criados quando movem suas asas", disse Z. Jane Wang, física da faculdade de engenharia da Cornell University. Um turbilhão é um redomoinho da ar criado pela asa e o ar, dentro do turbilhão, flui na direção oposta à da corrente principal de ar.

 

Os turbilhões criados pelas asas dos insetos, os mantêm em voo. O grande erro do meio científico, foi estudar os insetos como se o mecanismo deles fosse idêntico ao das aeronaves, no entanto, suas asas não são plataformas estáticas como as dos aviões, elas se movimentam a todo tempo.


As asas das abelhas, por exemplo, são rígidas na frente e mais flexíveis e dobráveis na parte de trás, e, assim, permitem que elas vençam a resistência do ar.

 

Os futuros miniaviões comandados por controle remoto poderão alcançar dimensões similares às dos insetos, caso também aproveitem este mesmo pricípio.


Não perca a próxima postagem da série: 
"O voo dos Pássaros"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?