16 de outubro de 2009

Mulheres: Por que será que elas...? (por Ítalo Mendes)

... usam roupas de abotoar atrás? ... precisam de vinte e seis tipos de xampu? ... levam tão a sério o horóscopo e as cartas do tarô? ... acham normal fazer quatro coisas ao mesmo tempo?

Estas são apenas algumas das vinte e duas perguntas feitas pela jornalista Leila Ferreira (e que, de acordo com a prórpia autora, não tem repostas) em seu livro, que recebe o mesmo nome desta postagem.


Neste livro, da Editora Globo, a jornalista trata de temas que fazem parte do universo feminino de uma maneira inteligente e bastante humorada. "O livro Mulheres: Por que será que elas...? de Leila Ferreira, me fez dar boas risadas. Em quantas situações iguais já estive, por quantos sufocos iguais já passei, o que não fiz no capítulo cabelos, meu Deus? Mas o que interessa é que o livro de Leila vai fazer você rir, sorrir, dar risadas, gargalhar, e o melhor que posso dizer dessa deliciosa leitura é que ela é a cara da escritora, com seu sorriso sempre aberto para a vida", diz a jornalista e escritora Danuza Leão.

Para escrever o livro, Leila Ferreira passou por bares, restaurantes, salões de cabeleireiro e clínicas de estética, entre uma infinidade de outros locais e conversou com mais de 50 mulheres descobrindo histórias inusitadas e, no mínimo, curiosas.

E não pensem que esta obra é apenas do interesse das mulheres. Nós, homens, também podemos nos divertir e também refletir sobre os mais variados pontos propostos pelo livro (sim, este livro também abre espaço para boas reflexões).

Leila Ferreira


Para aqueles que ficaram curiosos, aí vai um trecho de dois capítulos da obra, '... precisam de vinte e seis tipos de xampu?' e '... hidratam seus cotovelos?':

"Recentemente, na casa de uma amiga, avistei ao lado do chuveiro um 'xampu disciplinante'. Fiquei por entender. Minha amiga tem um temperamento extremamente dócil e nunca soube de um ato de indisciplina cometido por seus cabelos. Se continuarmos assim, daqui a pouco vamos ter xampus para cabelos com déficit de atenção, com distúrbio bipolar, com síndrome de pânico, xampus de linha lacaniana, de linha freudiana, xampus de regressão, que detectam as raízes do nosso problemas capilares em vidas passadas, e por aí vai..."

"O spray [para os seios] promete deixar o busto bem durinho, mas tembém por tempo limitado. Ou seja: você borrifa o produto (caríssimo), põe um vestido de alcinhas sem sutiã (oh, glória!), sai para jantar com o homem dos seus sonhos, e ele, querendo impressionar, pede vinho, entrada, prato principal, sobremesa, cafezinho, licor... Resumo da ópera: quando vem a conta, os seios já estão começando a murchar. Quando vocês chegam à casa dele, ou à sua, ou à outro cenário qualquer, a situação já ficou crítica. Aí, o que é que você vai fazer? Vai dizer 'com lisença, tenho que ir ao banheiro porque meu peito caiu'?"

Além de tudo isso, 'Mulheres: Por que será que elas...?' conta com depoimentos e histórias tão absurdamente engraçadas que, embora sejam de verdade, parecem pura ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?