17 de setembro de 2010

Coluna do Lambertucci: "O TAPINHA SEM MALDADE"

O TAPINHA SEM MALDADE


    Não há uma receita, nem uma formula mágica; a educação dos filhos é um dever de cada pai e cada qual deve descobrir a melhor maneira de fazê-la. É claro que essa proposição não exclui as chamadas críticas construtivas e trocas de experiência, que tendem a enriquecer e dar maior clareza aos educadores a aos métodos educativos.
   
    O dever do governo para com a sociedade é, sem dúvida, o de desenvolvê-la economicamente, sem desprivilegiar, de forma alguma, o âmbito social. Todavia, algumas intervenções um tanto quanto íntimas, como a proibição do chamado "tapa pedagógico", podem acabar ultrapassando o limite que deveria ser garantido aos pais: o de escolher a forma de educar seus filhos. Isso, obviamente, sem suprimir casos que precisem de maior atenção.

    É comprovado cientificamente, mas nem é preciso ir tão longe: na infância, em processo de desenvolvimento físico e psicológico, a criança não é capaz de compreender discursos de coerção e, não raro, um simples "não" ou uma orientação verbal não são suficientes. O "tapinha educativo" serve como um alerta concreto e que se faz entender.
   
    A lei aprovada pelo Presidente Lula ambienta certo grau de radicalismo desnecessário; ações compostas por programas sociais que desenvolvam alternativas educativas e a concientização ligada a métodos de coerção exagerados seriam a melhor opção e não colocariam em papel de vilão o tapinha sem maldade que, como garantem alguns especialistas, está livre de consequências traumáticas, causados por castigos verbais muito duros.


Revisão: Lívia Pimenta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?