5 de julho de 2010

Jaqueta que reproduz memória física? (por Ítalo Mendes)

    Lembra daquela festa que você foi e que daria tudo para vivê-la novamente?          Pois é, agora isso está a um passo de se tornar realidade.               

   Está certo que a vida e repleta de momentos únicos e passageiros que devemos aproveitar ao máximo. Mas poder revivê-los seria, sem dúvida, algo extraordinário e desejado por todos. Pesquisadores da Universidade de Londres, na Inglaterra, e do Instituto Hexagram de Montreal, no Canadá, trabalharam dias e noites para realizar nosso desejo... e conseguiram. O grupo criou uma jaqueta capaz de reproduzir as sensações tidas em determinados momentos. Seu nome? Wearable Absence.


   Basta vestir a Wearable Absence para o aparelho captar e memorizar  certas informações como a temperatura corporal,  frequência cardíaca e ritmo respiratório do usuário. Então, essas informações são enviadas a um banco de dados que pode estar em um BlackBerry, por exemplo, e retransmitidas à roupa quando a pessoa quiser relembrar aquele momento. Isso acontece graças aos sistemas de conexão sem fios, cabos flexíveis, adaptadores e biossensores que estimulam as reações físicas, enquanto a pessoa escutaria as gravações de voz ou músicas, reproduzidas em alto-falantes incorporados nos ombros da roupa e assistiria a uma exibição de fotos ou vídeos em uma matriz de LEDs flexíveis, instalada nos braços.

   O protótipo ainda não tem previsão de venda, mas já é possível imaginar o preçinho que terá a roupa das memórias. Por isso, está certo que a vida é repleta de momentos únicos e passageiros e o melhor que temos a fazer é aproveitá-los ao máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?