13 de julho de 2010

MEMÓRIA BG: Esse tal de Rock 'n Roll... (por Ítalo Mendes)

    Como todos sabem ou, pelo menos, deveriam saber, hoje, dia 13 de Julho é um dia mais que especial. Hoje, todo o mundo comemora o "Dia do Rock", um estilo que existe há décadas e que nunca foi deixado de lado. Para comemorar este grande dia, eu vou relembrar uma postagem que fiz no dia 22 de setembro sobre o todo-poderoso Rock'n Roll!

ESSE TAL DE ROCK'N ROLL...

    Nos dias de hoje, a sociedade vive rodeada pelos diversos ritmos musicais. Idosos, adultos, jovens, seja pela profissão ou, simplesmente, pela diversão, todos nós gostamos de apreciar uma boa música. Desde a valsa ao pop, passando pelo tango, pelo jazz, pelo choro, pelo samba. Mas é mesmo o Rock'n Roll que ainda leva milhares de pessoas aos shows e, hoje, está presente não só "nas veias" ou na cabeça de muitos e principalmente jovens, está presente também em seus celulares, i-pods, computadores e, até mesmo, em suas roupas e modo de vestir.

A influência do Rock na vida de várias pessoas 

    E estão equivocadas aquelas pessoas que pensam que o Rock é uma tendência moderna, típica do século XXI. Saibam que a cultura roqueira surgiu há muitas anos atrás nos Estados Unidos, em meados da década de 50 e , a partir daí, tornou-se popularmente conhecida em todo o mundo pelo som de suas guitarras elétricas e baterias.
 Hoje, a guitarra é um istrumento 
indispensável nos shows de Rock
    Vários shows fizeram e ainda fazem a história do Rock. O Festival de Woodstock, por exemplo, que aconteceu em agosto de 1969, transformou este estilo na música símbolo do grande movimento jovem que tentava revolucionar os costumes estadunidenses daquela época. No Brasil, o Rock in Rio, realizado em janeiro de 1985, foi um dos maiores eventos de rock internacional do país e contou com a presença de grupos como Queen, Iron Maiden e Scorpions, além de artistas nacionais. Não podemos esquecer também do Live Aid, um show que aconteceu simultâneamente em Londres e na Filadélfia no dia 13 de Julho de 1985 e, desde então, este dia passou a ser conhecido como "Dia Mundial do Rock".

Mais de 500.000 pessoas compareceram ao
Festival de Woodstock, em Agosto de 1969

    Dentre os cantores, bandas e guitarristas de grande virtuosismo, destaco aqui: Elvis Presley, The Beatles e Jimi Hendrix. No campo nacional, temos a criadora do rock brasileiro Rita Lee e sua antiga banda Os Mutantes, Cássia Eller, dona de uma voz fenomenal, sem falar no cantor Lobão e nas bandas Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Blitz. Músicas como Sweet Child O'Mine, da Guns N' Roses; Another Brick in the Wall, da Pink Floyd; Livin' On a Prayer, do Bon Jovi; O Último Romântico, de Lulu Santos; Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas; Esse tal de Roque Enrow, da Rita Lee, entre outras, também são de grande notoriedade.

Rita Lee, a mãe do Rock nacional

    E depois dessa pequena viagem pelo mundo estrepitante que é o Rock, eu termino aqui com uma frase dita por Amy Radcliffe: 
"O Rock não é apenas um estilo barulhento, é uma relíquia musical..."


VOCÊ SABIA?
  • A expressão Rock'n'Roll foi criada pelo disc-jóquei americano Alan Freed, em 1953. Ele se inspirou na letra de um antigo blues que dizia: My baby she rocks me with steady roll (Minha querida me embala com um ritmo constante).  

Se você quiser saber mais sobre o estilo clique AQUI .




2 comentários:

  1. A foto com a legenda "A influência do Rock na vida de várias pessoas" é de minha autoria, favor colocar os créditos...

    Foto: Ricardo Barp

    Banda: Ton e os Karas

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?