21 de dezembro de 2010

Eclipse Lunar Total embeleza noite na Terra


Eclipse marca chegada do verão no sul
e inverno no norte do planeta


   Há quem vai discordar do título deste post. Realmente, o eclipse passa uma ideia muito mais sombria do que bela, mas quem parou pra observar as fotografias do evento astronômico que ocorreu na madrugada desta terça-feira, 21 de Dezembro, não pode negar que a natureza caprichou! 

Reprodução internet/http://www.oglobo.globo.com

   Eu e o Ítalo (meu amigaço e co-editor do BG) ficamos acordados para ver o fenômeno, que, aliás, ocorre pela última vez, pelo menos neste ano. O Ítalo jurava que tinha lido em algum lugar que a sombra do planeta Terra iria começar a esconder a Lua por volta das 3:30 da madrugada. Então, esperamos até o horário e nada de eclípse. Na verdade, o evento aonteceria as 4:40, aproximadamente. Já que estávamos de prontidão, decidimos esperar. E, quando percebemos que a hora havia chegado, voltamos rapidamente nossos olhares para a janela. A imagem da lua sobre a sombra do nosso planeta era com certeza imperdível, mas nós conseguimos perder. É verdade! Quando fomos, cheios de expectativa, em direção à janela, o satélite natural da Terra havia se escondido atrás do prédio vizinho, isto é, a Lua já não estava no nosso campo de visão.

Até o Cristo Redentor assistiu, de camarote, ao eclipse!

   Mas, independente de não termos visto ao vivo o fenômeno astronômico, as fotos tiradas por dezenas de veículos de comunicação, em todo o mundo, revelam a peculiaridade da bela e mística áurea do eclípse total da lua, que ocorreu nessa madrugada, marcando o início do solstício de verão no sul e, de inverno, no norte.

À esquerda, a imagem avermelhada da Lua, durante o eclipse.
À direita, montagem com diferentes momentos do eclipse acima do Capitólio - EUA.

.............................................................................
Fonte de imagens: Jornal O Globo



VICTOR LAMBERTUCCI
editor e colunista do Blog Geral

Blog Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer? Comente!

Blog Geral

O que você acha da ideia de novos editores frequentarem o BG?