O grafite é uma expressão artística que junto a moda faz uma combinação fantástica. A qualquer hora do dia e da noite, esse desfile estará nas ruas. O grafite, juntamente com os looks, tornam paredes brancas e sem graça em verdadeiras obras de arte.
O grafite surgiu em Nova York nos anos 60 e 70, dentro da cultura Hip Hop, através de desenhos feitos em murais para os palcos dos Dj’s, alem de pôsteres e panfletos para anunciar os eventos de Hip Hop. Sendo assim, também muito utilizado para reprodução de mensagens em mêtros, e usado por gangues para demarcar seu território. Com o tempo essas demarcações se tornaram uma forma de expressão artística e o grafite passou a ser visto como arte e não mais como um ato de marginalização. No Brasil, a cultura Hip Hop surgiu na década de 80, na qual originaram então os grupos de Break, os primeiros rapers e grafiteiros, atingindo o povo que morava nos guetos e subúrbios das grandes cidades.
Nos dias de hoje, "pichação" e "grafitagem", apesar da mesma origem, são consideradas interpretações diferentes de uma realidade social, em que, embora ainda sirvam como forma de comunicação e muitas vezes protesto, agora, possuem objetivos diferentes. Enquanto alguns “vandalistas” picham suas mensagens de provocação os grafiteiros buscam integração social.
O grafite na moda foi muito utilizado por diversos estilistas, em marcas nacionais e internacionais, como Ellus, Triton, British Colony e Pura mania; símbolo de rebeldia e considerada descontração. Embora a grafitagem tenha sido muito trabalhada, ela continua sendo uma fantástica fonte de inspiração, pois mostra, de modo irreverente, o ritmo, a alegria e a realidade do povo brasileiro. O hip hop, do qual o grafite é originado, é um estilo muito copiado e bastante trabalhado. Têm sua importância na reflexão do comportamento do jovem, que expressa sua identidade no seu jeito de vestir.
Thallison, BH - estudante de moda que adora grafite.
“Minha inspiração para essa foto veio da cultura de rua eu amo o grafite e admiro toda e qualquer forma de expressão urbana como sneakers, skate, rap, break, o basquete etc... O Streetwear ao meu modo de ver é a liberdade de expressão da moda onde não a certo e nem errado simplesmente uma maneira de se expressar”,disse.
Adorei o look dele!
Revisão: Victor Lambertucci
Adorei a união de moda e grafite! hahaha
ResponderExcluirBjos, Mariana Stehling